Encontros da Família

[carregando][carregando][carregando]

16.01.2009 - V Encontro - Iporã do Oeste, SC

 

 

Realizou-se nos dias 3 e 4 de março, a 5ª Brand Fest, no município de Iporã do Oeste, em Santa Catarina.

Na tarde de sábado os visitantes foram recepcionados no pavilhão da Igraja Católica pela comissão organizadora da festa. À noite teve jantar de integração dos parentes, com muita música e dança. No domingo pela manhã teve a Santa Missa, celebrada pelo Padre Irineu Brand, após, almoço e à tarde muitas brincadeiras, música e sorteio de brindes.

Na festa estiveram presentes caravanas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Argentina e Paraguai.

Sobre a cidade.

A população de Iporã do Oeste, de origem européia, tem uma vocação agrícola acentuada, dedicando-se à suinocultura e à avicultura em larga escala. Os primeiros colonos, de descendência alemã e italiana, chegaram à antiga Vila Pinhal por volta de 1928. 

Esses colonizadores, muitos deles estrangeiros e outros vindos do Rio Grande do Sul, batizaram de Pinhal e comunidade que se formava, em conseqüência da abundância de pinheiros existentes na região naquela época. Foi exatamente a grande disponibilidade de madeira de lei que motivou a migração. Entre os acontecimentos históricos, o de maior expressão foi a passagem da Coluna Prestes, em 1925, perseguida pelas tropas legalistas do governo.

Em 13 de novembro de 1953, Pinhal ficou sendo distrito de Mondaí, recebendo a denominação de “Iporã”, que na tradução do dialeto guarani significa “água boa”. Somente em 1988 foi aprovada a emancipação político-administrativa do município, instalado oficialmente em 1º de junho de 1989.

 

 O DVD do V Encontro da Família Brand está disponível por R$ 35,00 mais os centavos do controle, na Foto Vídeo Iporã - Inácio Back - ME, tel. (49) 3634 1171, Av. Gustavo Fetter, 1250 CEP 89899-000 IPORÃ DO OESTE-SC, faça sua encomenda através do email inacio_back@yahoo.com.br

.
.

Família Brand — Desenvolvido por Vetor Design.